Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE AGOSTO DE 2010

27 a 29/08 - GRANDE “FESTA DA CAPOEIRA” PRETENDE RODAR O MUNDO A PARTIR DO FORTE DE SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO

Com a pretensão de se tornar a maior manifestação pública de capoeira do mundo, começou na última sexta-feira, 27 de agosto (2010), em Salvador, a Festa da Capoeira – Roda Mundo 2010, que reuniu, no Forte , cerca de três mil participantes, em três dias e mais de trintas horas de atividades. Isto tudo acompanhado on line por mais de dois mil internautas cadastrados e interessados em capoeira espalhados por cerca de 120 países do mundo.

MEMORIAL

Um dos pontos altos da programação acontece na sexta feira, após a solenidade de abertura e de uma homenagem aos mestres baianos difusores da Capoeira fora da Bahia. É o lançamento do Memorial da Fama da Capoeira, que deve funcionar como uma ferramenta de imortalidade simbólica dos capoeiristas e admiradores que contribuíram para o desenvolvimento e divulgação da história da Capoeira. Neste memorial estarão gravadas em placas especiais de cimento, as plantas dos pés e as palmas das mãos dos mais importantes capoeiristas vivos, hoje, na Bahia. O seu caráter itinerante, permite que esta exposição seja montada e possa ser vista em qualquer lugar do mundo.

GIRA MUNDO

Uma outra característica muito peculiar da Festa da Capoeira – Roda Mundo 2010 é a sua interatividade. No sábado, (28 de agosto) das 09h00min às 15h00min, toda a programação pode ser compartilhada por internautas de todo o mundo que acessaram o site www.festadacapoeira.com . Segundo a organização do evento mais de duas mil pessoas cadastradas puderam participar via internet da recepção aos capoeiristas filhos de Mestre Bimba; e aos alunos de Mestre Moraes, importante representante do segmento de capoeira angola, codificada pelo Mestre Pastinha. Também vão rodar o mundo as imagens, sons e movimentos dos capoeiristas da equipe Abadá Bahia, organizadora do evento que tem a supervisão geral do mestre Camisa Roxa (Edvaldo Carneiro da Silva).

CAMINHADA E ENCERAMENTO

Um cortejo de capoeiristas e baianas aconteceu no domingo (29 de agosto), a partir das 11h00minhs, com saída do Largo do Pelourinho em direção ao Forte de Santo Antônio Além do Carmo, na Praça Barão do Triunfo. A caminhada terminou com a lavagem da entrada do Forte da Capoeira, seguida de manifestações culturais diversas no Largo de Santo Antônio, como a apresentação de grupos de capoeira, maculelê, samba de roda, dança afro e grupos de percussão. A noite houve shows musicais gratuitos encerrando a Festa da Capoeira – Roda Mundo 2010.
Contatos de Edvaldo Carneiro da Silva (Mestre Camisa Roxa):
(o71) 9915 8666 e 8295 3310
Skype: mbx 59873
msn: edvaldocarneirodasilva@hotmail.com
E-mail: camisaroxa@mac.com