Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE MAIO DE 2010

28/05 - SEXTA FEIRA É DIA DE CINEMA NO FORTE DE SANTO ANTÔNIO

O projeto “Cinema, Capoeira e Samba”, da Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola – promoveu na sexta-feira, 28 de maio (2010), mais uma sessão gratuita de cinema no Forte de Santo Antônio além do Carmo, quando foram exibidos os documentários “Ganga Zumba – Rei dos Palmares”, de Carlos Mendes e “O Capeta Caribe”, de Agnaldo Siri.

O filme de Mendes é baseado no livro “Ganga Zumba” de João Felício dos Santos e conta o sonho de liberdade de Zumbi dos Palmares, escravo que, no século XVII, se rebelou contra os colonizadores e tentou estabelecer uma comunidade para abrigar seus irmãos de cor, que ficou conhecida como o Quilombo dos Palmares.

Já o documentário de Siri se inspirou no livro “O Capeta Caribe”, de Jorge Amado, sobre o artista plástico Caribe (o argentino Hector Júlio Páride Bernabó) que fez de Salvador o seu lar e da Bahia fonte de inspiração para a sua produção artística de reconhecimento internacional.

O projeto “Cinema, Capoeira e Samba”, acontece todas as últimas sextas-feiras de cada mês e exibe filmes e documentários em DVD sobre a capoeira e aspectos da história e da cultura baianas. Depois da projeção é realizada uma Roda de Samba Tradicional com o Grupo Botequim, que co-realiza o evento.

O Forte de Santo Antônio além do Carmo mantém ainda a Biblioteca Luis Gama com livros e revistas sobre Capoeira, História da Bahia e do Brasil, além de publicações sobre Arte e Cultura e a Videoteca Manuel Querino que reúne rico acervo em CD e DVD, principalmente sobre a Capoeira. Tanto a biblioteca quanto a videoteca funcionam no horário administrativo das 09horas da manhã ao meio dia e das 13 às 18 horas. Também neste horário pode ser visitada a Galeria dos Mestres, no andar superior do Forte.

Para outras informações sobre  o projeto ”Cinema, Capoeira e Samba” é só ligar para (71) 3323 0708, 8115 9235 e 8746 6141.