Veja mais informações sobre o Forte em:

26 a 30/05 - FORTE DE SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO SEDIOU EDIÇÃO MUNDIAL DO “CAPOEIRA DE SAIA”.

Delegações de pelo menos sete países confirmaram presença na Bahia, entre os dias 26 e 30 de maio (2010), e participaram do “Capoeira de Saia-2010- Edição Mundial”, programa de capacitação em capoeira que reuniu mulheres praticantes da capoeira e de áreas afins, para atividades como palestras, festivais, excursões, cursos de extensão e vivências, ministradas pelos maiores mestres desta arte no Brasil. A palestra de abertura no dia 26, às 19h3omin, foi de Mãe Stella de Oxossi, do Ilê Axé Ôpo Afonjá, no Forte de Santo Antônio além do Carmo. Um dos pontos altos da programação, um Aulão de Capoeira, sábado, dia 29, às 16h, no Farol da Barra, deverá reunir mais de mil participantes.

A Secretaria da Cultura (Secult-Ba), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia foi, pela terceira vez, um dos patrocinadores oficiais do projeto e o Forte de Santo Antônio além do Carmo, tombado e administrado pelo IPAC, foi novamente um dos palcos do evento. As inscrições começaram na segunda feira, 10 de maio (2010) pelo endereço eletrônico www.capoeiradesaia.com.br ou presencialmente, no administração do Forte, situado na Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio, s/n, Centro Histórico de Salvador.

EDIÇÃO MUNDIAL

Capoeiristas estrangeiros e capoeiristas brasileiros residentes nos Estados Unidos, Colômbia, Austrália, Japão, China, França e Áustria compõem as delegações de fora; mas praticantes de outros países e também capoeiristas brasileiros e, como não poderia deixar de ser, baianos, confirmaram presença para esta Edição Mundial do “Capoeira de Saia-2010”. Em 2009 foi realizada a versão nacional e em 2008, a “baiana”, também com atividades no Forte de Santo Antônio além do Carmo.

NOVIDADE

Outra novidade nesta “Capoeira de Saia-2010-Edição Mundial” é que o projeto terá uma segunda etapa, de 01 de outubro a 15 de dezembro (2010), com a realização de um Curso de Qualificação e Formação para Capoeiristas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Unidade de Lauro de Freitas, e SEBRAE-Bahia, com a oferta de quatro linhas de estudos:

1- Curso de Produção, Gestão e Elaboração de Projetos Culturais em Capoeira,
2- Organização e Planejamento do Ensino da Capoeira,
3- Historicidade e Ancestralidade na Capoeira e
4- Processo de Formalização dos Centros Culturais de Capoeira.

PROGRAMAÇÃO DE MAIO (Etapa 1) ver em http://www.capoeiradesaia.com.br/

OUTRAS INFORMAÇÕES: (inclusive para inscrições, contatos e marcação de entrevistas)

Carolina Magalhães/ Mestre Brisa
Mestra de Capoeira/Produção Geral
55.71. 8793 5400/71.8134 9904

16/05 - EVENTO REUNIU JOVENS CAPOEIRISTAS DE DIVERSOS BAIRROS DE SALVADOR NO FORTE DE SANTO ANTÔNIO



O Programa Virando o Jogo realizou no domingo, 16 de maio (2010), um evento de capoeira entre bairros de Salvador, das 07h às 14 horas, no Forte de Santo Antônio além do Carmo. Este Programa integra o Fórum Permanente de Entidades Virando o Jogo, projeto sócio-educativo iniciado em Salvador este ano, que por meio do esporte trabalha a mobilização, interação e inserção de pessoas menos favorecidas e desassistidas, no corpo social. Esta promoção de diversas modalidades de esportes entre os bairros, produzidas em parceria com as associações locais, permitem descobertas de potenciais atletas nas próprias comunidades carentes que, no futuro, poderão seguir uma carreira no mundo do esporte e da cultura, transformando suas possibilidades em dignidade e geração de renda.
Outras informações:
Lucas Machado Carvalho
Presidente do Fórum Permanente de Entidades Virando o Jogo - ICI
(71) 3368-2609/8747-5352/9169-9521