Veja mais informações sobre o Forte em:

14/04 - RUMOS DA CAPOEIRA SÃO DISCUTIDOS NO FORTE

O Forte de Santo Antônio além do Carmo abriu espaço para as reuniões do mês de abril da recém criada Federação de Capoeira da Bahia, além de ser ponto de coleta de doações da campanha O Haiti é Aqui, encampada pela FECABA. Ao final da reunião do dia 14 de abril (2010) foi exibido o filme Besouro, de João Daniel Tikhomiroff na Academia do Mestre Pelé da Bomba, uma das sete academias residentes no Forte de Santo Antônio além do Carmo.



05 e 06/04 – A ACADEMIA DO MESTRE JOÃO PEQUENO COMEMORA O ANIVERSÁRIO DO MESTRE PASTINHA
 O Dia Nacional da Capoeira Angola (05 de abril) foi comemorado pelo Centro Esportivo de Capoeira Angola, uma das sete academias residentes no Forte de Santo Antônio além do Carmo, tombado e administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia ligada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado, Secult-Ba. A data coincide com o aniversário do Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha), em razão da importância do Mestre para essa manifestação da cultura afro-brasileira.

A programação aconteceu nos dias 5 e 6 de abril (2010), à noite, e constaram de palestras, rodas e homenagens a Pastinha. Todas as atividades foram abertas ao público e comandadas pelo mestre João Pequeno. As pesquisas que nortearam os eventos foram feitas pelos estudiosos Pedro Adib e Jorge Conceição. A capoeira foi tombada em 2008 como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN.