Veja mais informações sobre o Forte em:


26 - Iº AFOFEST - FESTIVAL DE AFOXÉS 
Divulgar e valorizar os afoxés da Bahia; promover um intercâmbio cultural, em atividade coletiva, em espaço público; fortalecer o segmento tendo em vista a luta para resistir e não deixar morre essa cultura secular fundamentada nos pilares das religiões de matriz africana; dar visibilidade e credibilidade ao segmento afoxé, dentro do mercado cultural de Salvador.

Público Alvo:

Comunidade Carnavalesca; comunidade cultural, artistas, dançarinos, profissionais de entretenimento culturais, comunidades de referência das entidades, turistas, público em geral.
 
  • apresentações de shows de cada uma das 10 entidades constantes no projeto;
  • participação de poetas, dando ênfase à poesia negra;
  • apresentação de cantores de entidades convidadas;
  • apresentação de grupos de capoeira (adulta e infantil);
  • apresentação de danças dos orixás, dança contextualizada, ijexá e samba de roda.
  
24 á 27 DE NOVEMBRO DE 2010 - IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA.

 


Teve como objetivo principal, oportunizar a todos os participantes daqui do Brasil como os estrangeiros através das palestras e também das vivências práticas a importância da Capoeira como prática esportiva além, é claro, a sua riqueza cultural.

 Alunos do grupo daqui de Salvador e também os alunos que vieram de outras cidades, estados do Brasil e países onde o Grupo raça tem seus núcleos.

Programação : 
Dia 24/11/2010: Grande aula na sede da Pituba com Mestre China.
Dia 25/11/2010: Efetivação e divulgação de mais um espaço do Grupo Raça na Ondina e uma homenagem ao M. Tuché.
Dia 26/11/2010: Um Aulão com o Grande Mestre Suassuna, onde  todos os convidados e participantes deverão trazer um kg de alimento que será distribuído aos adolescentes envolvidos com drogas.
Após a aula do mestre Suassuna teremos as Palestras com temas variados.
Dia 27/11/2010: Batizado e Troca de Graduação, onde vamos ter o prazer de receber os amigos praticantes dessa arte para que juntos possamos realizar o encerramento do evento, graduando os nossos alunos. Onde eles receberam os seus cordéis, simbolizando o seu estágio na capoeira.




21/11 - LANÇAMENTO DO LIVRO DA PRIMEIRA GUIA DE TURISMO DA BAHIA.

Foi lançado no Forte o livro “A Bahia que eu vi – Relatos de Petró de Aragão, a primeira Guia de Turismo da Bahia”. A publicação possibilita mostrar ao público a experiência relatada por uma profissional que exerceu sua profissão com dedicação e encantamento desde meados do século 20.

Hoje com 90 anos, a soteropolitana Petró Aragão, é considerada a primeira guia profissional de turismo da Bahia, além de ser fundadora da Associação de Guias de Turismo da Bahia, pesquisadora e professora. Ela se destacou, ainda, pela luta pela regulamentação da profissão dos guias de turismo e pelo aperfeiçoamento dos serviços prestados aos turistas.

O livro traz casos pitorescos e divertidos, fatos, recordações, memórias e relatos autobiográficos. “O livro tem patrocínio da autora com produção familiar, como homenagem a sua trajetória profissional”, explicou no lançamento Andrea Soares, sobrinha-neta de Petró. Composto por 72 páginas, o livro traz imagens de Petró e imagens de fotógrafos reconhecidos, como a da Ponta de Humaitá de Rodrigo Zeba. A publicação é considerada importante por especialistas em guias de turismo por resgatar a história da profissão na Bahia.