Veja mais informações sobre o Forte em:


24 a 27/11 - FORTE ABRIGA OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Foi realizada no Forte de Santo Antônio Além do Carmo no período de 24 a 27 de novembro (2009) uma programação de Oficinas de Educação Ambiental com comunidades Tradicionais (Afoxés e Terreiros). O projeto de Educação Ambiental com essas comunidades é uma iniciativa do Instituto de Gestão das Águas e clima – Ingá/Ba, através da Diretoria Sócio Participativa, em parceria com a Secretaria de Cultura do Governo do Estado. A formação para as comunidades tradicionais, atende ao Decreto de Lei Nº. 6.040, de 07 de fevereiro de 2007, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, fundamental não somente por propiciar a inclusão política e social dessas comunidades, como também por estabelecer um pacto entre o poder público e esses grupos. Essas oficinas terão como desdobramento outras práticas religiosas sustentáveis em 10 terreiros, colaborando com o Projeto Águas Fontes da Vida, projeto de recuperação das nascentes nos terreiros, e um Ato Simbólico no Parque São Bartolomeu, a ser realizado no dia 12 de dezembro de 2009.   
 

21/11 – ANIVERSÁRIO DE MESTRE BIMBA É COMEMORADO NO FORTE SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO. 

O Centro de Cultura Física Regional da Bahia (Escola de Capoeira Filhos de Bimba) realizou no sábado passado, 21 de novembro de 2009, no Forte Santo Antônio Além do Carmo, também conhecido como Forte da Capoeira, a Zumbimba 2009, evento que lembrou o aniversário de Mestre Bimba (23 de novembro), que se estivesse vivo, o criador da Capoeira Regional estaria completando 109 anos.
Durante todo o dia, a partir das 09hs. foram realizadas Rodas de Capoeira e apresentações de aspectos da cultura popular da Bahia como a Puxada de Rede, o Maculelê e o Samba de Roda, entre outros. Na segunda-feira, 23 de novembro (2009), a data do aniversário foi comemorada, desta vez na Praça Mestre Bimba, no bairro de Amaralina, com a realização de uma grande Roda de Capoeira, a partir das 17hs.

Mestre Bimba 
Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, nasceu no dia 23 de novembro de 1900, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador. Começou na capoeira aos 12 anos de idade e seu primeiro mestre foi ao africano Bentinho, capitão da Companhia de Navegação Bahiana. Aos 18 anos, começou a ensinar a capoeira no bairro onde nasceu, mas em 1928, achando que o jogo que praticava era pouco competitivo, cria a Capoeira Regional.

Em 1932, funda a sua primeira academia chamada Centro de Cultura Física e Regional. Em 1939, Bimba ensina a Capoeira Regional em quartel militar e leva a sua arte por todo o país, inclusive apresentando-se para o então Presidente da República Getúlio Vargas, no Palácio da Aclamação, quando em visita a Salvador, em 23 de julho de 1953. Foi depois desta apresentação que Getúlio liberou as manifestações populares, como a capoeira, até então perseguidas pela polícia.

Casado e pai de dez filhos, enfrenta sérios problemas financeiros e deixa Salvador. Vai para Goiânia onde morre no dia 5 de fevereiro de 1974. Hoje, um dos seus filhos, Mestre Nenel, mantém viva a tradição da Capoeira Regional no Forte Santo Antônio Além do Carmo, onde funciona o Centro Cultural Física Regional da Bahia.