Veja mais informações sobre o Forte em:



23 e 24/09 - MODA PARA O VERÃO É APRESENTADA EM NOITE DE PRIMAVERA NO FORTE DE SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO.

Moldurado por noites de primavera tipicamente baianas, o Forte de Santo Antonio Além do Carmo serviu de cenário e passarela para a apresentação dos desfiles de marcas individuais e do Iguatemi Liberté, o desfile coletivo da Semana Iguatemi de Moda 2009, que nesta sua 15ª edição homenageia o Ano da França no Brasil e se inspira no tema Liberté – “liberdade” em francês, um dos três lemas da Revolução Francesa. Cerca de duas pessoas assistiram às duas noites de desfiles, que aconteceram dias 23 e 24 de setembro (2009). O secretário da Cultura, Márcio Meireles esteve presente na abertura do evento.

A programação da SIM 2009 envolve não só o Forte e seus capoeiristas, mas diversos espaços do bairro de Santo Antônio Além do Carmo, como o Largo de Santo Antônio, o Casarão Amarelo, recuperado e recentemente reinaugurado e a Pousada do Carmo. Por ser considerado um evento cultural relevante para a cidade, a SIM recebe, este ano, a chancela e o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – IPAC –, autarquia da SECULT, que administra o Forte de Santo Antônio Além do Carmo e o programa Pelourinho Cultural, também apoiador da SIM 2009.

Paulo Borges, um dos mais importantes nomes da moda brasileira e diretor do evento defende a realização dos desfiles no charmoso bairro do Centro Histórico de Salvador. "Realizar os desfiles fora do shopping dá uma embalagem à moda muito adequada. Sem falar que um local a céu aberto dá significado à liberdade". E é esta liberdade que se quer valorizar com a presença da Capoeira durante o evento, quando são homenageados, além dos grandes Mestres Pastinha e Bimba, os sete Mestres de Capoeira residentes no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, seus discípulos e seguidores.

O desfile coletivo abriu a noite trazendo muitas surpresas como a apresentação de Carlinhos Brown, a presença virtual do compositor Gilberto Gil e a cantora e atriz Valéria. Escolhida para ser uma característica do evento, a Capoeira marcou presença nos desfiles, principalmente através dos depoimentos dos capoeiristas gravados e exibidos em dois grandes telões localizados atrás da grande passarela. Também as músicas das rodas de capoeira embalaram a noite com uma orquestra de berimbaus acompanhada de instrumentos de percussão e de cordas, marcando a presença da França, na interpretação de conhecidas composições do cancioneiro francês.

Praticamente toda a estrutura do forte foi utilizada para a montagem do mega evento que teve um investimento total para a sua realização de 2,2 milhões de reais. Vale ressaltar que a arquitetura do Forte da Capoeira exigiu um formato especial de passarela que permite boa visibilidade de quase todos os pontos do local. E mesmo os que não conseguiram acesso ao espaço fashion, puderam assistir aos desfiles através de diversos televisores de LCD instalados no lounge, na sala de imprensa e na sala VIP, também instalados no Forte. Isto sem falar na transmissão simultânea para a área externa ao Forte, o que permitiu ao público presente no Largo de Santo Antônio acompanhar toda a movimentação “ao vivo”.

A Sala de Desfile, com capacidade para receber 600 pessoas sentadas, é dotada de equipamentos de som e luz utilizados nos melhores eventos de moda do país. Bem perto dali ficam localizados os camarins, um salão dedicado a cabelo e maquiagem, além de uma área de relax com massagem, perfazendo um complexo espaço para que modelos e celebridades possam enfrentar a maratona fashion com conforto e comodidade.