Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE OUTUBRO DE 2009


30/10 - FILME MOSTRA DEDICAÇÃO DO MESTRE PASTINHA À CAPOEIRA
.
Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola – exibiu na última sexta feira de outubro (dia 30) mais uma sessão do projeto “Cinema, Capoeira e Samba”, com entrada gratuita. A academia é uma das sete residentes no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.



O projeto, que acontece todas as últimas sextas feiras de cada mês, exibe filmes e documentários em DVD sobre a Capoeira e sobre outros aspectos da cultura e da história da Bahia.. Desta vez serão exibido “Pastinha, uma vida pela capoeira”, de Antonio Carlos Murici e produzido pela TV Educativa (IRDEB). Depois das exibições acontece a costumeira Roda de Samba Tradicional com o Grupo Botequim que co-realiza o projeto.






29/10 - ESTUDO SOBRE DIREITO LANÇADO NO FORTE

Além do lançamento foram apresentados números de capoeira, música afro e rap. O Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, organização sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para a construção de uma cultura de direitos humanos e
promover meios para o fortalecimento da cidadania, lançou publicação no dia 29 de outubro de 2009, às 17 horas, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, resultado de estudos e pesquisas na área do Direito.


DIREITOS HUMANOS

O escritório da Juspopuli foi constituído em junho de 2001 com a finalidade de realizar serviços de orientação sobre direitos, mediação de conflitos e assessoria a organizações públicas e não-governamentais. Em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana/Faculdade de Direito, editou um estudo sobre mediação de conflitos nos nove Escritórios Populares de Mediação que mantém em Salvador e um em Acupe, Santo Amaro da Purificação. Além de apresentar o resultado deste trabalho, a publicação também traz textos de renomados professores, estudiosos e profissionais do Direito como Marília Muricy, Wanderlino Nogueira Neto, Riccardo Cappi, Vera Leonelli, Isa Simões e Marília Lomanto Veloso, atual gestora da organização.

O livro, patrocinado pela Petrobras foi distribuído gratuitamente. Durante a solenidade de lançamento para cem convidados houve a apresentação cultural de artistas dos bairros onde é desenvolvido o trabalho do Juspopuli, com números de Capoeira, Afro Lata e Rap, finalizando com um coquetel.

Maiores informações com:

Einar Lima
99197654 – einarlima@terra.com.br
Juspopuli Escritório de Direitos Humanos
Rua Desembargador Políbio Mendes da Silva, 159, Shopping Jaguaribe Mall, salas 11 e 12 – Piatã. CEP: 41.650-480
Telefax: (71) 3367-5048






24/10 - FORTE SANTO ANTÔNIO EM PARCERIA COM O PROGRAMA DE REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA LETAL.
O Observatório de Favelas, organização da sociedade civil de pesquisa e consultoria que se dedica à produção e à troca de conhecimentos sobre comunidades populares urbanas, criada em 2001 e sediada no conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, desenvolve o Programa de Redução da Violência Letal (PRVL), em conjunto com o UNICEF, o Laboratório de Análise de Violência da UERJ e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, através da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SEDH/SPDCA).


O Programa de Redução da Violência Letal atua em 11 regiões metropolitanas do Brasil – Recife, Salvador, Maceió, Belém, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.




22/10 - CENTRO DE CAPOEIRA COMEMORA 12 ANOS COM RODA NO FORTE

O Centro Cultural Ganga Zumba comemorou 12 anos de trabalho com uma “Roda de Aniversário”, dia 22 de outubro (2009), a partir das 14hs, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, o Forte da Capoeira. O Grupo, que entende a capoeira como valorização do ser humano, convidou para a festa os Mestres Máximo e Bira; os Contramestres Bilo, Dandara e Calango; os professores Topogígio, Marinho, Bozó e Bolinha, além do monitores Marciano e Trenel Mamute, entre outros.



 
19/10 - OUTUBRO MOVIMENTADO COM FILMAGENS NO FORTE



O Forte de Santo Antônio Além do Carmo serviu de cenário para as filmagens do seriado “Pulo do Gato”, projeto baiano e único selecionado no norte-nordeste para o FICTV. A minissérie concorreu a edital nacional com mais de 340 outras produções disputando uma vaga para produção de seriado para a TV Brasil. Durante dois dias de filmagens, 19 e 21 de outubro (2009), o Forte da Capoeira foi “ocupado” pela produção que envolveu quase cinqüenta profissionais entre equipe técnica e atores capoeiristas, com direito até a tomadas aéreas feitas de helicóptero.

“Pulo do Gato” pretende retratar a realidade da juventude baiana da comunidade da Ribeira, tradicional bairro da Cidade Baixa de Salvador, região praiana banhada pelas águas da Baia de Todos os Santos, com o seu ar bucólico, belas vistas marítimas, casarões antigos e o universo da capoeira, tudo isto mostrado e contado com bastante humor.