Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE MARÇO DE 2009

.
27/03 - Encontro reúne capoeiristas

Foi realizado nas dependências do Forte de Santo Antônio Além do Carmo, o Quinto Encontro Engenho Anual de Capoeira, uma iniciativa da Associação de Capoeira Engenho, de Mestre Grandão, criada em 1970, na cidade de Camaçari.
Também denominado de “Camaçari Open de Capoeira” o evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre mestres, profissionais que atuam na área de ensino da capoeira, estudantes universitários de áreas afins, praticantes da capoeira e outros interessados.
Foram feitas visitas a três das sete academias que funcionam no Forte, onde os participantes foram recebidos por Mestre Curió, Mestre Boca Rica e pelo professor de capoeira Everaldo Ferreira (Zoinho). Depois de um “aulão” aconteceram rodas de capoeira.
Este projeto, segundo seus organizadores possibilita um maior intercâmbio entre os praticantes e profissionais da área da capoeira a partir da realização de palestras, festivais, cursos, vivências e seminários técnicos e pedagógicos.
.

25, 26 E 27/03 - Forte de Santo Antônio Além do Carmo
na luta contra a dengue


Engajado na mobilização dos servidores públicos do estado, o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) sediou, nos dias 25, 26 e 27 de março, um programa de sensibilização da comunidade do bairro de Santo Antônio no combate ao mosquito da dengue. A campanha faz parte do programa do Ministério da Saúde: “Brasil Unido Contra a Dengue”, que na Bahia tem a coordenação das Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, com a participação da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM) e das Voluntárias Sociais, além de outras parcerias. No bairro, o mutirão foi organizado pela Associação Comunitária do Barbalho e Santo Antônio - ACOBASA. Cartazes e convites foram distribuídos pelos funcionários do IPAC e membros da Associação, convocando os moradores.

No dia 25 de março à noite, o coordenador do Centro Técnico de Controle de Endemias da 1ª. DIRES/ SESAB, Inácio Costa, fez uma palestra sobre o tema “Conhecendo Sobre a Dengue”, seguida da apresentação de uma peça de teatro de marionetes do Corpo de Bombeiros/SALVAR e de apresentação de capoeiristas.

No dia 26 de março, durante todo o dia, aconteceu um “Faxinaço” em diversas residências e pontos comerciais do bairro, quando moradores e comerciantes limparam as suas casas de todos os possíveis focos de reprodução das larvas do aedes aegypty.
Finalizando a programação, no dia 27 de março foi a vez do “Faxinaço” se estender às ruas e praças do tradicional bairro do Centro Histórico de Salvador. O ponto de partida foi o Forte de Santo Antônio Além do Carmo. Focos de mosquito da dengue foram encontrados, principalmente em terrenos baldios que servem de depósito de lixo, sobretudo de pneus velhos, como os jogados num lixão da Rua São José de Baixo; e em casas vazias ou desabitadas há muito tempo, como num casarão fechado há 10 anos, na Ladeira do Baluarte. Algumas dessas antigas moradias tiveram que ser abertas por chaveiros para que os agentes da saúde pudessem entrar e colocar o lavarcida.

“Estamos aproveitando esta ação para entrar em casas fechadas e residências que já haviam sido notificadas pelos agentes”, informou Maria Cristina Motta Leal, coordenadora da Mobilização dos Servidores Públicos na Prevenção, Controle e Combate à Dengue.
Segundo o líder comunitário Giovani Priadico, no último levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Município, o bairro apresentou uma infestação de 3.0, quando o aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1.0.

Para o gestor do Forte de Santo Antônio Além do Carmo, Magno de Magalhães Neto, “para o combate à dengue precisamos do envolvimento de todos e nesta ação pioneira esperamos motivar os demais órgãos públicos, além da sociedade civil, para um mutirão incansável na luta contra o mosquito transmissor. Temos que nos esforçar, todos juntos, para que novos casos de infestação não aconteçam nas comunidades. E o Forte de Santo Antônio Além do Carmo sempre estará presente nesta batalha”, garante o gestor.

Foram parceiros do Forte, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (através do Corpo de Bombeiros), as Voluntárias Sociais (VSBA), a Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), a Secretaria Municipal da Saúde, Embasa, Limpurb e Guarda Municipal, além da Associação Comunitária do Barbalho e Santo Antônio, ACOBASA.



12/03 - Livro sobre famosos da capoeira é lançado no Forte

A palestra do coordenador do livro Pedro Abib e a sessão de autógrafos foram no Auditório Mãe Senhora Maria Bibiana do Espírito Santo. Em seguida houve apresentação de roda de capoeira durante a realização de um coquetel no Baluarte Pastinha do Forte Santo Antônio Além do Carmo.

O livro “Mestres e Capoeira Famosos da Bahia”, do professor Pedro Abib é resultado do esforço de reconstruir o passado da capoeira na Bahia através da recuperação da memória dos grandes Mestres de capoeira e de famosos capoeiristas. Esse projeto é fundamentado na memória compartilhada dos atores sociais ligados à capoeira, como também nos registros históricos e iconográficos dessa tradição. Tudo isso, com objetivo de construir um acervo e um quadro de referências que possam resgatar as experiências dos velhos capoeiristas da Bahia, preservando-as para as futuras gerações.

Pedro Abib é professor da Faculdade de Educação da UFBA e autor do livro “Capoeira de Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda”, publicado pela EDUFBA em 2005. É capoeirista, formado pelo mestre João Pequeno de Pastinha.

Editora: EDUFBA – Editora da Universidade Federal da Bahia
Rua Barão de Jeremoaba, s/n – Campus de Ondina.
Telefax: (71) 3283- 6160 / 3283-6777.
E-mail: edufba@ufba.br

.
06/03 - Fortes discutem parceria

A equipe administrativa do Forte de Santo Antônio Além do Carmo, sob gestão de Magno Neto visitou o Forte São Marcelo no dia 06/03, onde se reuniu com seu administrador Coronel Leite. Este encontro teve como objetivo conhecer o funcionamento dos projetos receptivos para estudantes, curiosos, turistas nacionais e estrangeiros que acontecem no Forte. Também se conversou sobre a possibilidade de uma parceria entre os dois fortes para o desenvolvimento de um projeto turístico para o Forte de Santo Antônio Além do Carmo e o Forte São Marcelo.