Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE DEZEMBRO DE 2007

14/12 a 19/12 – 1º Encontro Internacional Capoeira Angola Pai e Filho

O evento contou com grandes mestres da capoeira, como Pelé da Bomba, Boca Rica, Bola Sete, Tonho Matéria entre outros. Começou no dia 11 de dezembro e teve o seu encerramento no dia 19. O encontro aconteceu durante o dia, das 9h as 17h, com workshops, palestras, aulas de capoeira Angola, apresentações de dança, roda de Capoeira Angola e roda de samba, além de passeios turísticos com alunos estrangeiros, em cidades do litoral norte e do recôncavo baiano.





15/12, 22/12 e 27/12 – “90 Voltas ao Mundo de Capoeira e Sociedade”

A importância da capoeira na cultura brasileira e a sua expansão no mundo foram celebradas, juntamente com o aniversário do Mestre João Pequeno de Pastinha, nos dias 22 e 27 de dezembro.

No dia 22, ocorreram workshops de sons e ritmos de berimbau com os professores Aranha e Zoinho, além de uma palestra com o tema “Onde está o capoeira e a capoeira”.

No dia 27, os eventos aconteceram em homenagem ao aniversário do Mestre João Pequeno de Pastinha. A palestra “90 Voltas ao mundo da capoeira e mandinga – Na trilha do Cobra Mansa que rasteja pelo chão esse mestre João” teve a mesa composta por João Pequeno, Aranha, Zoinho e Cristiane Miranda. Logo depois, aconteceu a exposição dos objetos da oficina de reciclagem seguido de um recital performático de poesia com crianças e adolescentes. Na ocasião também foi apresentado a peça “Nasceu pra ser Doutor” com texto e direção de Nildes Sena e uma mostra de sons e ritmos de berimbau, capoeira Angola e Samba de Roda. Fechando a festa, teve os parabéns e o bolo para o Mestre João Pequeno.






20/12 – Apresentação do vídeo-documentário “Santo, nem tanto”

Esteve aberto ao público a exibição de estréia do vídeo-documentário “Santo, nem tanto”, produzido pela turma de jornalismo da Faculdades Integradas da Bahia – FIB. O documentário, com duração de cinco minutos, falou sobre a história do bairro de Santo Antônio Além do Carmo. A exibição aconteceu no auditório do Forte com a presença dos autores do vídeo e dos moradores do bairro que participaram das filmagens. Na ocasião, foi dado início ao planejamento do vídeo institucional sobre o Forte Santo Antônio Além do Carmo que será produzido também pelos estudantes da FIB.





28/12 - 10 anos do Grupo Bantu de Capoeira Angola

O Forte Santo Antônio Além do Carmo serviu de palco para o lançamento do CD e a comemoração dos 10 anos do Grupo Bantu de Capoeira Angola. O evento teve a participação de grupos de capoeira Angola da capital e do interior, além de representantes de outros estados e até de fora do Brasil. Estiveram presentes ainda grupos culturais, Quilombolas, integrantes da comunidade e do Movimento Negro.