Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE 05 DE NOVEMBRO A 12 DE DEZEMBRO DE 2007

Desde 05 de novembro de 2007, o Forte Santo Antônio Além do Carmo tem uma nova gestão que vem promovendo uma série de eventos culturais com o objetivo de aproximar a comunidade do Forte e dar visibilidade às atividades desenvolvidas no local. Foram realizadas desde oficinas de capoeira até palestras sobre o lugar do negro na cultura brasileira. Segue abaixo um resumo dos eventos realizados no Forte no período da nova gestão.


Novembro

5/11 – Oficina para o Edital Capoeira Viva 2007

A oficina capacitou capoeiristas, associados ou não, para inscrever-se no Edital Capoeira Viva 2007, um projeto do Ministério da Cultura com recursos da Petrobras. O evento foi feito a partir de slides e exposições sobre o edital 2006, com apresentação das regras do edital 2007. Os capoeiristas realizaram exercícios ao produzir e redigir o objetivo, justificar o projeto e planejar o orçamento.

































7/11 – Premiação da Regata Internacional Transat 6.50 Charente Maritime.

O Forte foi sede da premiação da Regata Internacional, que partiu da cidade de La Rochelle, na França, e teve como destino final a capital baiana. Esta foi a 15º edição da regata e a quarta vez que Salvador foi escolhida como ponto final. A festa de premiação foi organizada pelo superintendência de Desportos do Estado da Bahia – SUDESB.

















20/11 - Premiação da Regata Internacional Transat Jacques Vabre.

Duas semanas depois, mais uma festa de premiação realizada no Forte. Os velejadores da mais importante regata internacional, a Jacques Vabre, foram recebidos pelo superintendente da SUDESB, Raimundo Nonato, e pelo vice-governador do estado, Edmundo Pereira, na cerimônia de entrega dos prêmios aos primeiros colocados.

















23/11 – Palestra sobre o Papel do Negro na Arte, na Cultura e na Ciência

Vanda Machado – coordenadora do projeto IRÊ AYÓ(Caminho de Alegria) da SECULT – Secretaria de Cultura do Estado , falou sobre a importância e a representatividade do negro na sociedade brasileira. A palestra, aberta ao público, foi assistida por professores, mestres de capoeira, estudantes e moradores do bairro Santo Antônio Além do Carmo.











23/11 e 24/11- “ZUMBIMBA” - Evento Comemorativo em Homenagem ao aniversário de
Mestre Bimba.

A Escola de Capoeira Filhos de Bimba realizou o 17º ZUMBIMBA. O evento teve como principal atrativo o aniversário do Mestre Bimba e apresentou o seu novo projeto intitulado Capoerê, que tem como atividades o maculelê, roda de capoeira e dança.











24/11 – Oficina Capoeira Viva 2007

O Núcleo de Apoio a Projetos do Forte em parceria com a SUDECULT – Superintendência de Desenvolvimento da Cultura levou as atividades da Oficina Capoeira Viva 2007 para o município de Caldas de Cipó. A participação de capoeiristas de variados municípios a exemplo de Feira de Santana, Ribeira do Pombal, dentre outros, aconteceu no Grande Hotel Caldas de Cipó e contou com a presença de um público de mais de 150 pessoas.

















Dezembro

01/12 e 07/12 - “90 Voltas ao Mundo de Capoeira e Sociedade”

A comemoração do aniversário do Mestre João Pequeno de Pastinha ocorreu neste
evento e evidenciou a sua importância na cultura da capoeira brasileira. Além disso
realizou-se atividades com workshops e vídeos para também demonstrar a
expansão que a capoeira vem adquirindo em todos os continentes.














5/12 - Palestra Capoeira Angola

Durante uma visitação ao Forte Santo Antônio Além do Carmo, Bárbara Massena, diretora da Escola Municipal Terezinha Vaz Silveira teve um encontro com Mestre Curió que se disponibilizou a realizar uma palestra sobre os aspectos peculiares e o diferencial da capoeira Angola para alunos, pais e professores da escola. O Mestre Curió concedeu 20 bolsas integrais para os alunos da escola.












11/12 - 1º Encontro Internacional Capoeira Angola Pai e Filho

Grandes mestres da capoeira como Pelé da bomba, Boca Rica, Tonho Matéria entre outros, reuniram-se para participar do 1ª Encontro Internacional Angola Pai e Filho. O evento, que vai durar até o dia 19 deste mês, trouxe neste primeiro dia workshops, palestras e a inauguração da abertura das academias dos Mestres Pelé da Bomba e Bola Sete no Forte Santo Antônio Além do Carmo.

12/12 – 1º Encontro Internacional Capoeira Angola Pai e Filho

Capoeira Ancestral foi o tema da palestra de Jorge Conceição, professor da UESF – Universidade Estadual de Feira de Santana. O professor explanou sobre o porquê da Capoeira Angola ser uma manifestação da cultura brasileira.

















As sete academias de Capoeira residentes no Forte realizaram, durante o período, as suas atividades regulares como aulas e rodas nas suas diversas formas de expressão. Os mestres Curió, Moraes, João Pequeno de Pastinha, Boca Rica, Nenel, Pelé da Bomba e Bola Sete têm a perspectiva de ampliar ainda mais os horários das atividades, dinamizando o espaço do Forte. A programação das academias será publicada a partir da próxima semana e divulgada com o apoio da Equipe Gestora do Forte.