Veja mais informações sobre o Forte em:

07/07 - EXPOSIÇÃO DE ARTE VOLTADA PARA A CAPOEIRA.
 
 
A capoeira como expressão cultural foi tema da exposição de arte, organizada pela artista plástica e capoeirista Vatuse Camões intitulada “À Flor da Pele”. O acesso foi gratuito e a abertura aconteceu na quinta-feira (07), no Forte Santo Antônio Além do Carmo (conhecido também como Forte da Capoeira), às 19h. A exposição seguiu até o dia 14 de julho, sempre das 10 às 17 horas.
As obras de arte foram atreladas a questões históricas e atuais vividas por capoeiristas e pela própria artista plástica que pratica a luta-dança há oito anos, e pretendeu levantar questionamentos e críticas sociais que foram e são vividas pelos prorrogadores dessa arte secular. Entre uma obra e outra, foi representada a expressão do folclore inserido na capoeira, por intermédio do maculelê, samba de roda, das rodas de capoeira e coreografia com passos cadenciados.
A artista Plástica e organizadora do evento Vatuse Camões revelou o norte do trabalho. “O principal foco da exposição é a pluralidade da cultura baiana. Sua dança, tradição, com cores fortes fazendo menção ao colorido da Bahia”.
O público presente pode conferir também a releitura de uma obra do artista plástico Carybé, em comemoração ao centenário do seu nascimento. A homenagem enfatizou a importância desse pintor, ceramista, escultor, ilustrador, entalhador e muralista que escolheu Salvador para morar e considerou a Bahia como um dos estados mais culturais do país e como fonte de inspiração para suas obras, que evidenciam o sincretismo e a influência afro-brasileira. A exposição de Vatuse Camões teve como objetivo expor uma arte voltada para as questões que inserem a arte da Capoeira e suas vertentes no passado e no presente.

Serviço
Exposição À Flor da Pele
Quando: 07 de junho (quinta), 19h
Onde: Forte da Capoeira
Quanto: Gratuita