Veja mais informações sobre o Forte em:

21/01 - FORTE SANTO ANTÔNIO SEDIOU LANÇAMENTO DO LIVRO DO MESTRE CURIÓ.

O Forte de Santo Antônio Além do Carmo sediou na sexta-feira (21) às 19h, o Lançamento do Livro “Histórias e Recordações da Vivência de Mestre Curió”. Composto por 184 páginas, o livro traz relatos e fotografias do Mestre, organizado pelo Professor Jorge Conceição, além de ter dois idiomas. São 90 páginas em português e 94 em inglês. O lançamento fez parte do XXII Evento da Escola de Capoeira de Angola Irmãos Gêmeos (ECAIG) com o tema Capoeira Angola: A importância do Mestre de tradição oral no espaço formal.

As outras ações do evento que aconteceram até o dia 22 de janeiro ocorreram na própria ECAIG localizada na Rua Gregório de Matos, 09 - 2º andar – Pelourinho – Salvador/BA. Entre as ações realizadas teve a Oficina de Capoeira Angola nos dias 17 e 18 com o Mestre Curió que foi um dos alunos do Mestre Pastinha no qual imortalizou o estilo Angola.

A Capoeira Angola é o estilo mais tradicional marcado por sua malandragem e pelos seus movimentos próximos ao solo, sendo este o estilo mais semelhante à forma que os escravos jogavam e/ou lutavam. Existente há mais de 500 anos, a Capoeira Angola “não é luta, é arte, é coreografia, é religião, é cultura, é filosofia, é concentração espiritual e é educação”, define Mestre Curió, que dedica 65 anos de sua vida à atividade.

No dia 19 foi realizada uma mesa redonda sobre o tema do evento que contou com a presença de Curió, que além do vasto conhecimento com a capoeira, se destaca pelas suas oficinas voltadas às crianças. Uma missa na Igreja de São Francisco que fica localizada no Pelourinho - construída no século XVIII é considerada um belo exemplar do barroco português no mundo - e uma roda de capoeira angola no cruzeiro de São Francisco compõem a programação do evento. Já o encerramento do evento foicontemplado com o tradicional caruru em oferenda aos Santos Cosme e Damião.