Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE SETEMBRO DE 2010

26/09 - CRIANÇAS E ADOLESCENTES SE GRADUAM NO FORTE DA CAPOEIRA

No dia 26 de setembro de 2010, das 9 às 14h., o tradicional Grupo de Capoeira do Calabar, fundado desde 1982, e comandado pelos mestres César e Malvina, realizou o seu XI encontro para a costumeira vadiação e mandinga, com a participação de 150 alunos que compõem a equipe, quando ocorreu o esperado batizado e a troca de cordão de 60 crianças e adolescentes. Este encontro aconteceu em tom de celebração no Forte Santo Antonio Além do Carmo, conhecido internacionalmente como Forte da Capoeira.

Este evento que ocorre uma vez por ano, significa a culminância de todas as atividades sócio-educativas empreendidas pelo Grupo e foi aguardado com ansiedade pela força simbólica de sua realização: graduar crianças, adolescentes e alguns adultos no universo artístico, esportivo e tradicional da Capoeira. Uma criança quando se batiza recebe um cordão e passa a integrar de fato as “rodas” e a se ver na rede de pertencimento que configura o sentido deste tipo de agremiação.

Foi um dia de festa e de trabalho educativo, como afirmou mestre Malvina: “nosso maior objetivo é educar através do corpo, combater a violência gratuita, afastar as pessoas da criminalidade, das drogas, dos excessos; somos de uma comunidade difícil, violenta, O Calabar, mas queremos ver nossos jovens em situações de paz, prontos para uma vida digna”.

Além das crianças e adolescentes, várias agremiações participaram do grande evento do Grupo de Capoeira do Calabar, entre eles: o Gangara, com mestre Nau, o Mangangá, com mestre Tonho Matéria e o Quilombolas, com mestre Dedé, todos solidários e irmanados para este evento no Forte que foi aberto ao público em geral.

Serviço

Evento: XI Encontro de Vadiação e Mandinga da Capoeira

Realização: Grupo de Capoeira do Calabar

Mentores: Mestres César e Malvina

Local: Forte Santo Antonio Além do Carmo ( Forte da Capoeira)

Dia: 26 de setembro de 2010, das 9 às 14 horas

Aberto ao público (acesso gratuito)

Maiores informações:

Ascom /Forte : Marlon Marcos ( 71) 3117- 1492// 8107-4693

Produção: Geovan Adorno (71) 3117-1492//8622-5615

Para entrevistas:

Mestre Malvina: (71) 8709-743