Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE JANEIRO DE 2010


FORTE, ESTRELA NA TV

O Forte de Santo Antônio além do Carmo encerrou o mês de janeiro servindo de tema e de cenário para três produções para televisão. A primeira foi a do programa “Aprovado”, do professor Jorge Portugal (ver foto), gravado no dia 15 de janeiro e que foi ao ar no dia 23 pela TV Bahia, contando a história de três fortalezas de Salvador: Farol da Barra, São Marcelo e Santo Antônio Além do Carmo. A matéria pode ser vista no seguinte endereço eletrônico:
Foto: Geovan Adorno
A outra foi a gravação do chip “Verão-2 Sóis” realizado pela RX Produtora para a Prefeitura Municipal de Salvador, no dia 21 janeiro; e no final do mês, dia 28, a  gravação de um dos programas que vão inaugurar a programação da nova TV Câmara, com estréia marcada para o dia 29 de março de 2010, aniversário da cidade do Salvador. Esta gravação foi realizada pela equipe da própria televisão e vai contar a história do bairro de Santo Antônio além do Carmo. E, como não poderia deixar de ser, contar também um pouco da história do Forte da Capoeira, que vem assim se firmando como um “set” disputado pela sua beleza e elegância arquitetônicas.


29/01 - DUAS HISTÓRIAS PRA CONTAR: “OS ZUAVOS DA BAHIA” & “ERA UM TAL DE BESOURO MANGANGÁ”.
Acontecem, respectivamente nos dias 29 de janeiro e 26 de fevereiro do corrente ano, no auditório do Forte de Santo Antônio Além do Carmo, às 19 horas, as apresentações do Mestre Máximo, professor e pesquisador de história, praticante da arte da capoeira há 46 anos. Natural de Santo Amaro da Purificação, o Mestre abordará no primeiro momento, a Guerra do Paraguai, sob a ótica de Manoel Querinos, o primeiro historiador negro nascido nesta mesma cidade. Em destaque, neste episódio, as Companhias de Zuavos da Bahia, forças especiais compostas de capoeiras que foram usadas em quase todo o período da guerra, sendo uma criação do Conde D'Eu, concebida com base no modelo francês, a pedido de D. Pedro II, sabedor da eficácia da Capoeira na Bahia. O mestre Máximo aborda o tema com grande propriedade, exibindo também uma interessante coleção trazida de Paris.

No segundo momento, o Mestre vai falar sobre a lenda Besouro Mangangá que foi morto a golpe de faca de Ticum em Maracangalha. Mestre Máximo abordará o tema com conhecimento de causa, pois sendo natural de Santo Amaro pesquisou a fundo em fontes fidedignas e agora vem falar publicamente quem era Besouro, seu nome de origem, seus amigos, o que certamente trará à tona comentários sobre a versão apresentada no recente filme de João Daniel Tikhamiroff. Imperdível! A entrada é franca.


29/01 - FESTA DO BONFIM E CAPOEIRAGEM DA DÉCADA DE 80

 

A Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola – promove na próxima sexta-feira, 29 de janeiro (2010), às 19hs. mais uma sessão do projeto “Cinema, Capoeira e Samba”, com entrada gratuita. 

O projeto, que acontece todas as últimas sextas feiras do mês, exibe filmes e documentários em DVD sobre a Capoeira e aspectos culturais e históricos da Bahia.

Nesta sexta serão exibidos “Festa do Bonfim”, produzido pela TV E e “A Capoeiragem da Bahia da Década de 80”. Depois das exibições acontece uma Roda de Samba Tradicional com o Grupo Botequim que co-realiza o projeto.