Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE DEZEMBRO DE 2008

16/12 - Certificação da 2ª e 3ª turmas do curso "Capoeira - Educação para a Paz"

“Capoeira e Direitos Humanos”, "Educação para Autonomia e o Sentido de Pertença", “Capoeira na Guerra do Paraguai”, "Capoeira: Perspectiva de Educação, Cidadania e Paz”, “A presença Indígena na Cultura Afro-Brasileira”, entre outros assuntos, fizeram parte dos eixos temáticos do curso “Capoeira – Educação para a Paz” que formou a 2ª e 3ª turma no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, às 15h.

Parceria entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), e a Superintendência de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (SUDECULT), o curso tem como objetivo a formação em educação das relações étnico-raciais de capoeiristas, inserindo-se na aplicação da Lei Federal Nº. 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade do tema "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" no currículo oficial da rede de ensino no Brasil.

A solenidade contou com a palestra de Jean Adriano Barros da Silva, mestre em educação pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), com o tema: “O jogo da Capoeira no ´jogo´ da educação formal: limites e possibilidades da formação humana”.

A carga horária do curso foi de 160 horas. Os 65 capoeiristas que receberam os certificados deverão implementar em suas vivências pedagógicas o que foi aprendido durante 45 dias de aula. O curso “Capoeira – Educação para a Paz” tem continuidade enquanto política pública e pretende capacitar mais de mil capoeiristas.

O Curso integra a política cultural de salvaguarda do patrimônio imaterial que o Governo da Bahia desenvolve através da SECULT/IPAC. Para participar, os capoeiristas precisaram ser indicados por outros mestres de diferentes bairros e escolas de capoeira de Salvador e Região Metropolitana.

Como saber ancestral e manifestação cultural com origem na Bahia, a capoeira é registrada, através do IPAC, como patrimônio imaterial da Bahia desde dezembro de 2006. Em julho de 2008, em sessão histórica no Palácio Rio Branco - Salvador, a capoeira foi registrada como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, órgão do Ministério da Cultura.

20/12 - Grupo de capoeira Topázio comemora 20 anos no Forte

Para comemorar os 20 anos de fundação do Grupo Internacional de Capoeira Topázio, foi realizada no dia 20 desse mês, uma grande roda de capoeira no Forte de Santo Antônio Além do Carmo. Cerca de 250 capoeiristas de Salvador e de filiais do grupo Topázio de outros países participaram do encontro.

Fundado em 1987 por Raimundo dos Santos, mais conhecido como Mestre Dinho, o grupo Topázio sempre se caracterizou pelas inovações introduzidas na capoeira. A fundação do grupo surgiu da idéia de unir, sob o mesmo nome, todos aqueles professores que foram alunos do Mestre Dinho e já desenvolviam trabalhos com capoeira em suas comunidades.

De acordo com o professor de capoeira, Jefferson Matos, o grupo Topázio conta atualmente com filiais em outras cidades do Brasil, e do exterior, em países como Argentina, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Dinamarca, Bélgica, Turquia e Austrália.