Veja mais informações sobre o Forte em:

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO DE 2008

O Forte de Santo Antônio Além do Carmo, monumento cuja gestão está vinculada ao IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia, divulga a programação de eventos e atividades que acontecem no mês março de 2008. Devido à demanda de novos eventos neste período, os dados estão constantemente sendo atualizados. Segue abaixo a programação:

Março – 2008


27/03 a 30/03 - "Capoeira e Estado no Pé do Berimbau" (*)

O Forte de Santo Antônio Além do Carmo será sede das oficinas e palestras do GCAP de 27 a 30 de março. A abertura do evento, intitulado “Capoeira e Estado no Pé do Berimbau”, será na quinta-feira, às 19 horas. Na ocasião será realizada a palestra “O jogo na roda e o jogo político: a capoeira em defesa da cidadania” com o Mestre Itapoan e Mestre Moraes. Na sexta e no sábado, as oficinas serão pela manhã, das 9:30 às 11:30, com aulas de movimento, e pela tarde, às 14 horas, com aulas de ritmo. No fim da tarde, serão realizadas rodas de capoeira das 16:30 às 18:30. Na sexta-feira, pontualmente às 19, tem a apresentação da palestra “Cultura e poder político no Brasil nos anos 30”. No sábado, neste mesmo horário, tem a atividade “Papoeira: reflexões sobre a temática do evento”. As oficinas terminam no domingo, com uma roda de encerramento aberta a visitantes a partir das 9 horas. Inscrições podem ser feitas na sede do GCAP ou pelo telefone 33147778.
* O evento foi adiado, ainda com data indefinida.

30/03 - I Capo Bingo

Capoeiristas, amantes da capoeira e integrantes da comunidade estarão presentes no Forte Santo Antônio Além do Carmo para a realização do I Capo Bingo. O evento, organizado pela Associação Jequitibá Capoeira, tem como objetivo angariar fundos para a manutenção do projeto social Sementes de Jequitibá. O projeto funciona atualmente na Escola Municipal Enock Amaral, em Lauro de Freitas, e atende a cerca de 50 crianças, de 07 a 14 anos, com aulas de capoeira de graça. Durante o Bingo serão sorteados berimbaus, atabaques, pandeiros, agogôs, dobrões, além de CDs e DVDs. Em seguida teremos uma roda de capoeira do Mestre Daiola que acontecerá na Praça Barão do Triunfo, em frente ao Forte. Este será um momento de integração com a comunidade do bairro do Santo Antônio.