Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE JULHO DE 2009

31/07 - Forte Santo Antônio Além do Carmo participa dos 17 anos do Instituto Steve Biko

O Instituto Steve Biko, fundado em 1992, por estudantes e professores do Movimento Negro Baiano comemora 17 anos amanhã,(sexta 31), com o lançamento do Manual de Direitos Humanos e Anti-Racismo para Jovens. O Instituto é uma referencia na luta contra as desigualdades sociais. Hoje se calcula, por exemplo, que a ação do ICSB é responsável pelo ingresso de mais de 1000 estudantes no ensino superior.

O lançamento, previsto para começar às 18hs: 30, na Galeria dos Mestres do Forte de Santo Antônio Além do Carmo ( Forte da Capoeira) será seguido de uma palestra, apresentação de atrações artísticas e um coquetel para convidados. O Forte é uma unidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, da Secretaria de Cultura, do Governo do Estado da Bahia e fica localizado na Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio, s/n.

Desde 2001, o Instituto Cultural Steve Biko iniciou o Projeto de Formação de Jovens em Direitos Humanos e Anti-Racismo, em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, com o objetivo de promover uma participação mais ativa da juventude negra.

Através da parceria com a CESE, em 2005, foi possível registrar as idéias e a experiência desse projeto através da publicação do Manual de Anti-Racismo e Direitos Humanos para Jovens. Em 2007, outra parceria, desta vez com o Fundo Brasil de Direitos Humanos, possibilitou a atualização desse Manual, que agora esta sendo lançado.
.


31/07 - Cinema, Capoeira e Samba no Forte Santo Antônio Além do Carmo

A Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola – promove na próxima sexta feira (31 de julho), às 19hs. mais uma sessão do projeto “Cinema, Capoeira e Samba”, com entrada gratuita. A academia é uma das sete residentes no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.
.
O projeto, que acontece todas as últimas sextas feiras do mês, exibe filmes e documentários em DVD sobre a Capoeira e aspectos culturais e históricos da Bahia. Nesta sexta serão exibidos “O Velho Capoeirista”( Mestre João Pequeno de Pastinha), de Pedro Abib, “Eu Vi Boa Morte Sorrir” ( Festa da Irmandade da Boa Morte em Cachoeira – BA ) , de Ângela Machado e “A Festa de São Roque” ( Em Louvor ao Santo Contra as Doenças), de Josias Pires. Depois das exibições acontece uma Roda de Samba Tradicional com o Grupo Botequim que co-realiza o projeto.

O Forte de Santo Antonio Além do Carmo fica localizado na Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio, s/n, telefones 3117 1488 e 3117 1492. Além da Academia de João Pequeno de Pastinha são residentes a Academia de Capoeira Angola Pai e Filho, o Centro de Capoeira Tradicional Bahiana, o Centro de Cultura Física Regional da Bahia, o Grupo e Capoeira Angola Pelourinho e o Ponto de Cultura Irmãos Gêmeos de Mestre Curió. Durante toda a semana os Mestres das sete academias dão aulas de capoeira para os alunos e a comunidade em geral. E, nas terças e quintas à noite, promovem as rodas de capoeira.



22/07 - Raúl Castro visita o Forte de Santo Antônio Além do Carmo

O Presidente de Cuba, Raúl Castro, e sua comitiva, foram recepcionados por uma orquestra de 12 berimbaus e rodas de capoeira de discípulos e alunos dos Mestres Máximo, Otto e Lourinho, além da participação do Grupo Mangangá de Tonho Matéria, na visita que fez ao Forte de Santo Antônio Além do Carmo, acompanhado do Governador Jaques Wagner. Os cubanos mostraram grande interesse pela exibição da capoeira, tendo Raúl Castro, inclusive, tentado tocar o instrumento ofertado por um dos capoeiristas.

O Forte de Santo Antonio Além do Carmo foi o último local visitado pelo presidente cubano e sua comitiva que percorreu o Centro Histórico de Salvador na tarde de 22 de julho, durante uma visita de pouco mais de seis horas à capital baiana. Antes, o grupo passou pela Catedral Basílica, Igreja de São Francisco e Pelourinho. No forte, Raúl Castro permaneceu durante meia hora e na maior parte deste tempo conheceu a bela vista que se descortina do baluarte da fortaleza para a Baia de Todos os Santos.

Outro local que também chamou a atenção da comitiva foi o do assentamento de Ogum localizado em uma das escadarias de pedra que dá acesso ao baluarte. Anteriormente, Castro já havia lembrado que as culturas de Cuba e do Brasil, em especial da Bahia, têm pontos em comum, originados dos povos africanos. Sobre a viagem à África, Castro declarou que esta escolha foi devido à grande contribuição que o continente deu para a construção da riqueza de Cuba e sua participação na luta pela liberdade de países africanos. O presidente cubano veio de Luanda, capital da Angola e escolheu Salvador para a escala técnica necessária do vôo até Havana.

Na saída do Forte de Santo Antônio Além do Carmo, a caminho do Palácio de Ondina, onde o Raúl Castro foi recepcionado por Wagner e pela primeira-dama, Fátima Mendonça, o presidente cubano foi bastante assediado por curiosos, a maioria de jovens, que movimentaram a pacata praça onde a fortaleza fica localizada. E apesar do forte esquema de segurança – Policia Federal, Policia Militar e segurança pessoal – o presidente Raúl Castro conversou e se deixou fotografar por eles, numa nítida demonstração dos “novos ares” de Cuba.


08/07 - 7 Pontos Mágicos, noite de Festa para o Turismo

O Forte de Santo Antônio Além do Carmo foi o local escolhido para anúncio dos 7 Pontos Mágicos de Salvador em festa realizada na noite de 8 de julho, com a presença do vice-prefeito Edivaldo Brito, da presidente da Bahiatursa, Emília Silva, do presidente da Saltur- Empresa Salvador Turismo, Cláudio Tinoco (foto), além de representantes dos mais diferentes segmentos do trade turístico baiano. Eles foram recebidos pelo gestor do forte, Magno Neto, e por seus auxiliares administrativos.

Os 7 Pontos Mágicos anunciados foram escolhidos por votação realizada pela Internet e que totalizou 36 mil votantes em todo o Brasil e mais 10 países. Entre 14 sugestões, as 7 mais votadas foram os bairros da Barra e de Itapuã, o Centro Histórico e a Península Itapagipana (Bonfim e Ribeira), o Dique do Tororó e a Baia de Todos os Santos e a ligação Contorno-Comercio.

Com esta escolha, a proposta agora é criar uma agenda cultural a ser implantada nestes lugares que também passam a ter prioridade quando da execução de projetos de natureza turística.
Ao final do anúncio, sete cantoras baianas – Cátia Guima, Márcia Short, Mariana Assis, Gilmelândia, Aninha Mameto, Daniela Tourinho e Will Carvalho- cantaram músicas que falam desses “7 pontos mágicos”.