
Através da parceria com a CESE, em 2005, foi possível registrar as idéias e a experiência desse projeto através da publicação do Manual de Anti-Racismo e Direitos Humanos para Jovens. Em 2007, outra parceria, desta vez com o Fundo Brasil de Direitos Humanos, possibilitou a atualização desse Manual, que agora esta sendo lançado.

A Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola – promove na próxima sexta feira (31 de julho), às 19hs. mais uma sessão do projeto “Cinema, Capoeira e Samba”, com entrada gratuita. A academia é uma das sete residentes no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.
O Forte de Santo Antonio Além do Carmo fica localizado na Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio, s/n, telefones 3117 1488 e 3117 1492. Além da Academia de João Pequeno de Pastinha são residentes a Academia de Capoeira Angola Pai e Filho, o Centro de Capoeira Tradicional Bahiana, o Centro de Cultura Física Regional da Bahia, o Grupo e Capoeira Angola Pelourinho e o Ponto de Cultura Irmãos Gêmeos de Mestre Curió. Durante toda a semana os Mestres das sete academias dão aulas de capoeira para os alunos e a comunidade em geral. E, nas terças e quintas à noite, promovem as rodas de capoeira.
Outro local que também chamou a atenção da comitiva foi o do assentamento de Ogum localizado em uma das escadarias de pedra que dá acesso ao baluarte. Anteriormente, Castro já havia lembrado que as culturas de Cuba e do Brasil, em especial da Bahia, têm pontos em comum, originados dos povos africanos. Sobre a viagem à África, Castro declarou que esta escolha foi devido à grande contribuição que o continente deu para a construção da riqueza de Cuba e sua participação na luta pela liberdade de países africanos. O presidente cubano veio de Luanda, capital da Angola e escolheu Salvador para a escala técnica necessária do vôo até Havana.
Na saída do Forte de Santo Antônio Além do Carmo, a caminho do Palácio de Ondina, onde o Raúl Castro foi recepcionado por Wagner e pela primeira-dama, Fátima Mendonça, o presidente cubano foi bastante assediado por curiosos, a maioria de jovens, que movimentaram a pacata praça onde a fortaleza fica localizada. E apesar do forte esquema de segurança – Policia Federal, Policia Militar e segurança pessoal – o presidente Raúl Castro conversou e se deixou fotografar por eles, numa nítida demonstração dos “novos ares” de Cuba.
O Forte de Santo Antônio Além do Carmo foi o local escolhido para anúncio dos 7 Pontos Mágicos de Salvador em festa realizada na noite de 8 de julho, com a presença do vice-prefeito Edivaldo Brito, da presidente da Bahiatursa, Emília Silva, do presidente da Saltur- Empresa Salvador Turismo, Cláudio Tinoco (foto), além de representantes dos mais diferentes segmentos do trade turístico baiano. Eles foram recebidos pelo gestor do forte, Magno Neto, e por seus auxiliares administrativos.
Com esta escolha, a proposta agora é criar uma agenda cultural a ser implantada nestes lugares que também passam a ter prioridade quando da execução de projetos de natureza turística.
Ao final do anúncio, sete cantoras baianas – Cátia Guima, Márcia Short, Mariana Assis, Gilmelândia, Aninha Mameto, Daniela Tourinho e Will Carvalho- cantaram músicas que falam desses “7 pontos mágicos”.