Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE OUTUBRO DE 2008

01 a 31/10 - Aulas do curso "Capoeira - Educação para a Paz"

Durante todo o mês de outubro capoeiristas participaram dos círculos de conversa do curso “Capoeira – Educação para a Paz”.

Os assuntos foram facilitados por educadores especialistas que exploraram temas importantes da história e cultura afro-brasileira, tais como: "Educação para Autonomia e o Sentido de Pertença", por Vanda Machado, “Capoeira na Guerra do Paraguai”, por mestre Máximo, "Capoeira: Perspectiva de Educação, Cidadania e Paz”, por Amélia Conrado, “A presença Indígena na Cultura Afro-Brasileira”, por Augusto Marcos, entre outros assuntos.

Sempre às sextas-feiras, ao final da aula, uma grande roda de capoeira conduzida por mestres convidados e capoeiristas do curso promoveu a integração do grupo.

Numa parceira entre Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), e a Superintendência de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (SUDECULT), o curso “Capoeira - Educação para a Paz” objetiva a formação em educação das relações étnico-raciais de capoeiristas-educadores, e se insere na ação de aplicação da Lei Federal Nº. 11.645/2008, instituindo a obrigatoriedade do tema "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" no currículo oficial da rede de ensino no Brasil.

O Curso integra a política cultural de salvaguarda da capoeira como patrimônio imaterial que o Governo da Bahia desenvolve, através da SECULT/IPAC. Para participar, os capoeiristas precisam ser indicados por mestres de capoeira que atuam nos diversos bairros e escolas de capoeira de Salvador e Região Metropolitana.


21/10 - Primeira aula da 3ª turma do curso "Capoeira- Educação para a Paz"

Cerca de 70 capoeiristas participaram da primeira aula da 3ª turma do curso "Capoeira - Educação para a Paz". Ciência, Arte e Resistência Negra foi o tema da aula.

A aula inaugural da 3ª turma foi ministrada pela historiadora e professora doutora em Educação pela UFBA, Vanda Machado, também, criadora e coordenadora geral do curso. O projeto, realizado em parceria entre Superintendência de Cultura da Secult e IPAC, pretende se transformar em política pública estadual, capacitando mais de mil capoeiristas. Nessa etapa, os capoeiristas precisam ser indicados por outros mestres de capoeira de Salvador e Região Metropolitana para participar das atividades.

A primeira turma do curso começou em março deste ano (2008), como perspectiva de ser mais uma ação para a salvaguarda efetiva da capoeira e aplicação prática da Lei Federal Nº. 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade do tema ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’ no currículo oficial da rede de ensino no Brasil.

Para o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, a Constituição brasileira de 1988 e a Lei estadual nº8.895/03, Decreto nº10.039/06, estabelecem as competências dos poderes públicos municipal, estadual e federal para com os bens tombados e registrados como patrimônios culturais. “A capoeira é registrada pelo IPAC como patrimônio da Bahia, desde 2006, e pelo IPHAN, como patrimônio do Brasil, desde junho deste ano (2008), o que obriga aos governos promoverem ações de salvaguarda, como esse curso Capoeira Educação para a Paz que o IPAC agora patrocina”, explica Mendonça.

Com o curso, os capoeiristas-educadores passam a ensinar suas vivências pedagógicas, como o conceito da capoeira como afetividade, humanização e educação. “Eles aprendem o sentido de ser, pertencer e participar, solidariamente, de uma tradição que é inclusiva, ancestral e de respeito ao próximo” enfatiza Vanda Machado. Temas de direitos humanos, capoeira na educação infantil, educação das relações étnico-raciais, elaboração de projetos, arte e resistência negra na Bahia e outros assuntos integram os 35 módulos do curso. As atividades têm caráter inclusivo, vivências colaborativas e metodologia criada pelo educador Paulo Freire. As aulas ocorrem sempre de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, no Forte.


22/10- Roda Comemorativa

O Centro Cultural Ganga Zumba (CCGZ) comemorou entre os dias 20 e 26 de outubro, os seus 11 anos de trabalho com capoeira. O objetivo do evento foi batizar, graduar e formar alunos do CCGZ.

Criado com propósito de desenvolver trabalhos de inclusão social, em 22 de outubro de 1997, por Marcelo Peixoto, contramestre de capoeira, apoiado por Marcio Ferreira, professor de capoeira e Fábio Luiz, o Centro Cultural Ganga Zumba, atende atualmente 150 crianças, em seus diversos núcleos.

Como parte da celebração, foi realizada no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, dia 22/10, às 16h, uma grande roda de capoeira, aberta ao público e participação de convidados. Durante 6 dias os alunos do CCGZ participaram de diversas atividades, a exemplo de palestras, cursos e rodas de capoeira.

O Centro Cultural Ganga Zumba está situado na Avenida Vale das Pedrinhas / Rio Vermelho, na creche Darlanzinho Luz.

Mais informação,
(71) 8808-8166

Marcelo Peixoto
centroculturalgangazumba.blogspot.com