Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE AGOSTO DE 2008

01 a 18/08 - Aulas do curso "Capoeira - Educação para a Paz"

Foram realizados até a terceira semana de Agosto, os círculos de conversa da primeira turma do curso “Capoeira – Educação para a Paz”.

Ministrados por educadores especialistas, foram explorados temas importantes da história e cultura afro-brasileira, tais como: “Pensamento Indígena”, por Augusto Marco, “Capoeira e a ética do Cotidiano”, por Antonio Cardoso, “Oficina de cantigas e toques", por Mestre Pelé da Bomba, “História do Forte de Santo Antônio Além do Carmo”, por Antonietta D’Aguiar, dentre outros que estarão no centro das conversas.

Veja vídeo com trechos das rodas de conversa
video

Construindo Instrumentos Musicais
video

Sempre às sextas-feiras, ao final da aula, uma grande roda de capoeira conduzida por mestres e alunos promoviam ainda mais a integração do grupo.

08/08 - 7º Encontro Cultural e Internacional de Capoeira Mangangá (Evento adiado, com data a definir).

Acontece entre os dias 01 e 20 com ações sociais em vários bairros de Salvador, Região metropolitana e Recôncavo baiano.

No dia 08, das 14 às 18h, será realizado no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, um grande debate com representantes de diversos países, a exemplo dos Estados Unidos, Moçambique, México, Austrália, entre outros.

O evento está sendo realizado pela Associação Cultural de Capoeira Mangangá, e os temas abordados serão: “Um olhar sobre a realidade sócio política da capoeira” e “Introdução da Literatura Moçambicana”.

16/08 - IV Festival Internacional Oficina da Capoeira

Dança afro, amostra de vídeos e roda de capoeira feminina, fizeram parte das atividades do IV Festival Internacional Oficina da Capoeira, que foi realizado dia 16 de agosto, das 14 às 17h no Forte de santo Antônio Além do Carmo.

Por iniciativa do Centro Cultural Oficina da Capoeira, o evento teve como objetivo desenvolver conhecimentos físico e mental para a formação do cidadão integrando crianças e adolescentes.