Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE MAIO DE 2009

29/05 - Capoeira reuniu no Forte cinema e samba
.
O projeto “Cinema, Capoeira e Samba”, da academia João Pequeno de Pastinha, uma das sete residentes no Forte de Santo Antônio Além do Carmo promoveu a exibição de três documentários, no dia 29 de maioàs 19hs. no auditório do Forte, que tem capacidade para 100 pessoas. O Projeto acontece nas últimas sextas feiras de cada mês e a entrada é gratuita.

Foram exibidos “O Capeta Caribe”, de Agnaldo Siri Azavedo, um dos vencedores da 33ª. Jornada Internacional de Cinema da Bahia, “Vadiação”, de Alexandre Robatto Filho, filmado com importantes capoeiristas como Traíra, Caiçara e Waldemar da Liberdade, e “Pierre Fatumbi Verger, um Mensageiro entre dois Mundos”, documentário sobre o antropólogo e fotógrafo francês com depoimentos de Mãe Stella, Gilberto Gil, Jorge Amado e Zélia Gattai.
.
Depois das exibições em data-show aconteceu uma Roda de Samba Tradicional comandada pelo Grupo Botequim que co-realiza o projeto. Outras informações pelos telefones (71) 3285 3292 e 3323 0708 ou pelos celulares (71) 8115 9235 e 8746 6141.


01, 02 e 03/05 - Programa de Capacitação em Capoeira

“Capoeira de Saia” reuniu na Bahia mulheres capoeiristas de todo o país.

Pelo segundo ano consecutivo, o Forte de Santo Antônio Além do Carmo sediou nos dias 01 e 02 de maio das 14h00min às 18h00min e no dia 03, das 08h às 18h00min, o programa de capacitação “Capoeira de Saia”, organizado por grupos de mulheres capoeiristas profissionais e amadoras. As inscrições foram limitadas e gratuitas, mas as 120 disponíveis não deram para atender à demanda. O evento contou com mais de 200 participantes.

Segundo a organizadora Carolina Magalhães (Contramestre Brisa), nesta segunda edição, o “Capoeira de Saia” além de ter contado com a participação das capoeiristas baianas conseguiu reunir também participantes de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás e ainda da Alemanha, Colômbia e Chile. O evento promoveu uma palestra da historiadora Vanda Machado, com farto material ilustrativo, além de oficinas e vivências ministradas pelos mais conhecidos Mestres da capoeira, seja de angola, regional ou baiana. No domingo (03) foi realizada uma excursão pelo Recôncavo - cidades de Cachoeira e de Santo Amaro, importantes centros de pesquisa da capoeira pelos seus aspectos fundamentais e de originalidade.

O “Capoeira de Saia” tem como principais objetivos informar profissionais da área, discutir o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver propostas para a melhoria da qualidade do ensino da capoeira. Segundo seus organizadores o compromisso principal é, além da capacitação, a promoção e o fortalecimento da participação da mulher na capoeira, possibilitando uma troca maior entre as instituições culturais; ampliando as discussões e contribuindo para o desenvolvimento histórico e social da capoeira na Bahia, no Brasil e no mundo. Tanto que é idéia dos organizadores que a edição em 2010, seja e caráter internacional, totalizando as três programadas pelo projeto.

Localizado na Praça Barão do Triunfo, mais conhecida como Largo de Santo Antônio, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o Forte de Santo Antônio Além do Carmo - local onde foi realizado o encontro - é o mais novo espaço administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Segundo o gestor Magno Neto, “além dos sete grupos de capoeira residentes no Forte, apoiamos outras iniciativas de cunho artístico, cultural e educacional como fazemos com o “Capoeira de Saia”, diz Magno.


PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

01/05/2009 (Sexta-feira)

14h00min - Credenciamento (No Forte de Santo Antônio Além do Carmo),
14h30min - Palestra de Abertura com Vanda Machado: "Capoeira, Educação Para a Paz”,
16h00min - Exibição do documentário "Memórias do Recôncavo, Besouro e outros Capoeiras” e “bate-papo” com o diretor do filme, Pedro Abib,
17h30min - Roda Oficial de Abertura e Roda de Samba,
19h00min - Coquetel de Congraçamento.


02/05/2009 (Sábado)

14h00min - Abertura dos trabalhos,
14h30min - Rodízio de Oficinas
Oficina “Capoeira Baiana” pela Contramestre Brisa,
Oficina “Capoeira Angola” pela Mestra Janja,
Oficina “Samba de Roda Tradicional” por “Nalvinha”, filha de Mestre Bimba,
18h00min - Apresentação do Maculele Tradicional de Santo Amaro,
18h30min - Roda de Capoeira e apresentação do grupo Raízes de Santo Amaro com Samba de Roda.

03/05/2009 (Domingo) - “Bebendo na Fonte: Um Passeio pelo Recôncavo Baiano”.

09h00min - Saída de ônibus (do Forte de Santo Antônio Além Carmo),
10h30min em Santo Amaro – palestra da escritora Zilda Paim, Roda com Mestres da região e Samba de Roda com grupo Raízes de Santo Amaro,
14h00min em Cachoeira - “Papoeira” e Roda com Mestres da região,
16h00min- Retôrno a Salvador,
18h00min- Coquetel de Encerramento com Show.