Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE FEVEREIRO DE 2008

O Forte de Santo Antônio Além do Carmo e a Superintendência de Cultura (Sudecult) promovem, este ano, o primeiro curso ‘Capoeira – Educação para a Paz’ com o objetivo de potencializar a difusão da capoeira como patrimônio imaterial através da formação de capoeiristas-educadores.

A idéia do curso nasceu a partir da necessidade de conceber e operacionalizar políticas públicas voltadas para a valorização da ancestralidade. O curso pretende ainda capacitar o capoeirista-educador com ênfase no entendimento da matriz cultural africana e indígena, objetivando a inserção deste conhecimento na Educação das Relações Étnico Raciais, além de propiciar o reconhecimento e a valorização do patrimônio material e imaterial incluindo manifestações culturais, feiras, festas, celebrações, lugares, saberes e fazeres, que funcionam como princípios para a construção da identidade, auto-estima e convivência solidária.

A meta é capacitar 140 pessoas em quatro turmas de 35 participantes oriundos de diferentes bairros e escolas de capoeira de Salvador e Região Metropolitana para atuarem como capoeiristas-educadores. Com isso, será possível que cada um gere a multiplicação dos conhecimentos adquiridos em suas comunidades e escolas da rede de ensino.

O curso terá um total de 208 horas, com dez módulos teóricos e três práticos, visita técnica e estágio supervisionado. Os módulos práticos, que incluem as oficinas de capoeira angola e capoeira regional, serão ministrados por mestres consagrados na Bahia e no exterior, a exemplo de Mestre João Pequeno, Mestre Moraes, Mestre Curió, Mestre Nenel, Mestre Bamba e Mestre Itapuan.

Os critérios para a seleção dos candidatos estarão no blog em breve.