Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE JULHO DE 2011

30/07 - BC ONE QUALIFIER SALVADOR  


No dia 30 de julho de 2011, foi realizado no Forte Santo Antônio Além do Carmo (Forte da Capoeira) o Red Bull BC One Qualifier Salvador. Organizado anualmente desde 2004, o Red Bull BC One é um dos mais prestigiados campeonatos de B-Boy em disputas homem a homem. Em Salvador, foi realizada a final latino-americana que definiu o representante da região o B-Boy Liu G, da Venezuela para a final mundial, marcada para o dia 26 de novembro de 2011 em Moscou, Rússia.

Participaram em Salvador 16 B-Boys de diferentes países da América Latina, entre eles 4 brasileiros. Os portões abriram às 16h e a entrada foi 1 quilo de alimento não-perecível por pessoa. O evento começou às 18h e a capacidade de público dentro do Forte da Capoeira foi de até 500 pessoas.

Nesta disputa estiveram os b-boys 2U (Peru), Allan (Honduras), Arex (Colômbia), Dan (Brasil - vencedor da Cypher Curitiba), Denis (Brasil - vencedor da Cypher São Paulo), D.M (Colômbia), Kapu (Brasil), Kleson QDM (Brasil - vencedor da Cypher Brasília), Lil G (Venezuela), Gato (México), Hill (México), Ninja (Bolívia), Panxo (Chile), Salo (Venezuela), Sisto (Argentina) e Wolverine (El Salvador). Os juízes serão os b-boys Born (Coréia do Sul), Ronnie (EUA) e Pelezinho (Brasil). A qualifier contou ainda com a participação especial do b-boy Neguin, atual campeão mundial do Red Bull BC One, que vai para a Rússia defender o seu título. Em Salvador, ele esteve no evento como convidado especial.

O Red Bull BC One Qualifier Salvador teeve transmissão pela web, ao vivo, aqui em redbull.com.br. A apresentação foi de Mr-Fe. Quem comandou o som das batalhas foi o DJ Niko, de São Paulo.

Red Bull BC One Qualifier Salvador
30/07/2011, sábado
Horário: 18h
Entrada: 1 quilo de alimento não perecível
Abertura dos portões: 16h
Endereço: Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio s/n - Salvador


25/07 - AULA INAUGURAL DO PROJETO "CONEXÃO COM O FUTURO" 

Mais uma vez o Forte abriu espaço para o Instituto Nextel promover a formação do jovem por meio de metodologias participativas e democráticas visando o desenvolvimento de competências, da inclusão social e do fortalecimento da inserção no mundo do trabalho.

Programação:

8h – Ambiência: foto shop usado na formatura
9h – Acolhimento (Equipe pedagógica e educadores/as) – música mundo jovem de Negra Li.
9:30 – Abertura e composição da mesa: ( Mestra de cerimônia Jucy Silva)fata da mesa.

Apresentação do instituto Nextel e do programa Conexão Direta com o Futuro – (Maria Luisa Passos)

Saudações dos educadores: André Pacheco

10h – Apresentação do instrumento de responsabilidade e direitos dos educandos/as
10:30 – Considerações finais
11h – Apresentação do coral alunos egressos do programa Conexão Direta com o Futuro do IN.
11:30 – Coquetel de encerramento
12h - Encerramento

A tarde a programação se replicou das 13 ás 17h.


07/07 - EXPOSIÇÃO DE ARTE VOLTADA PARA A CAPOEIRA.
 
 
A capoeira como expressão cultural foi tema da exposição de arte, organizada pela artista plástica e capoeirista Vatuse Camões intitulada “À Flor da Pele”. O acesso foi gratuito e a abertura aconteceu na quinta-feira (07), no Forte Santo Antônio Além do Carmo (conhecido também como Forte da Capoeira), às 19h. A exposição seguiu até o dia 14 de julho, sempre das 10 às 17 horas.
As obras de arte foram atreladas a questões históricas e atuais vividas por capoeiristas e pela própria artista plástica que pratica a luta-dança há oito anos, e pretendeu levantar questionamentos e críticas sociais que foram e são vividas pelos prorrogadores dessa arte secular. Entre uma obra e outra, foi representada a expressão do folclore inserido na capoeira, por intermédio do maculelê, samba de roda, das rodas de capoeira e coreografia com passos cadenciados.
A artista Plástica e organizadora do evento Vatuse Camões revelou o norte do trabalho. “O principal foco da exposição é a pluralidade da cultura baiana. Sua dança, tradição, com cores fortes fazendo menção ao colorido da Bahia”.
O público presente pode conferir também a releitura de uma obra do artista plástico Carybé, em comemoração ao centenário do seu nascimento. A homenagem enfatizou a importância desse pintor, ceramista, escultor, ilustrador, entalhador e muralista que escolheu Salvador para morar e considerou a Bahia como um dos estados mais culturais do país e como fonte de inspiração para suas obras, que evidenciam o sincretismo e a influência afro-brasileira. A exposição de Vatuse Camões teve como objetivo expor uma arte voltada para as questões que inserem a arte da Capoeira e suas vertentes no passado e no presente.

Serviço
Exposição À Flor da Pele
Quando: 07 de junho (quinta), 19h
Onde: Forte da Capoeira
Quanto: Gratuita