Veja mais informações sobre o Forte em:

RESULTADOS DE MARÇO DE 2010

26/03 - NO MÊS DA MULHER PROJETO “CINEMA CAPOEIRA E SAMBA” HOMENAGEIA DADÁ E NZINGA

A Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola – exibiu na sexta-feira, 26 de março,  a partir das 19 h, mais uma sessão do projeto “Cinema, Capoeira e Samba”, com entrada gratuita. A academia é uma das sete residentes no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura (Secult) do Governo do Estado da Bahia.

O projeto, que acontece todas as últimas sextas-feiras de cada mês, exibe filmes e documentários em DVD sobre a Capoeira e sobre outros aspectos da cultura e da história da Bahia. Em homenagem ao Mês da Mulher foram exibidos “A Musa do Cangaço”, de José Humberto – uma visão interna do cangaço feita por Dada, mulher de Corisco, subtenente do grupo de Lampião e “Atabaque Nzinga”, de Otávio Bezerra, um documentário musical sobre a cultura afro brasileira. Depois das exibições aconteceu a costumeira Roda de Samba Tradicional com o Grupo Botequim que co-realiza o projeto.

17 e 18/03 - GOVERNO REALIZA ENCONTRO INTERESTADUAL DE PROJETOS QUILOMBOLAS.

As ações voltadas para a inclusão social e o combate à pobreza das comunidades quilombolas estão ganhando, cada vez mais, a atenção do governo estadual, que realizou, nos dias 17 e 18 de março, no Forte Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, o II Encontro Interestadual de Projetos Quilombolas.
O evento, organizado pela Coordenação de Apoio aos Povos e Comunidades Tradicionais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), reuniu representantes do Banco Mundial (BIRD), dos Estados do Ceará e de Pernambuco e das secretarias de Promoção da Igualdade (SEPROMI), de Desenvolvimento Social  e Combate à Pobreza (SEDES), de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), de Cultura (SECULT), da Agricultura (Seagri) e do CDA.

A programação foi aberta às 9h, pelo diretor executivo da CAR, José Pirajá Pinheiro Filho, e em seguida, contou com a apresentação do tema Expectativas do BIRD para a execução do Projeto em 2010, proferido pelos representantes do BIRD, Judith Lisansky e Alberto Costa. Após essa exposição, as coordenações do projeto nos estados do Ceará, Pernambuco e Bahia mostraram as ações desenvolvidas no período de julho de 2009 até fevereiro deste ano.

À tarde, as equipes que trabalham no projeto discutiram junto a seus coordenadores os desafios e dúvidas para a execução das ações nas comunidades em seus estados. Já na quinta-feira (18), foram vistas as proposições de atividades para 2010 e as estratégias e pendências para a execução do Projeto Quilombolas.
O projeto, que tem como meta a inclusão das comunidades quilombolas, integra uma proposta mais ampla de combate à pobreza rural implementada pelo BIRD, pelo governo japonês e governos estaduais da região Nordeste do Brasil. Os recursos são da ordem de US$ 877,6 mil e vão priorizar comunidades localizadas nos Territórios de Cidadania como o Baixo Sul, Litoral Sul, Chapada e Velho Chico.

Estão também previstas ações nos Territórios de Identidade do Recôncavo e Bacia do Rio Corrente. As ações, nesse primeiro momento, destinaram-se a criação de associações e fortalecimento institucional das comunidades quilombolas.  O projeto é coordenado pela CAR através da Coordenação de Apoio aos Povos e Comunidades Tradicionais. Para a descentralização e integração das ações, a empresa celebrou Termo de Cooperação Técnica com a SEPROMI, SECULT e SEDES, em novembro de 2009.

Também foram utilizadas instâncias decisórias como Conselhos Territoriais, Comitês e Subcomitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos Deliberativos e/ou Consultivos de Unidades de Conservação, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, além de STRs, Organizações da Sociedade Civil e outros órgãos dos Poderes Públicos Municipais e Estaduais.


03/03 - DIA DA MULHER COMEMORADO NO FORTE

O Conselho Municipal da Mulher de Salvador-CMM- promoveu no dia 3 de março de 2010, no Forte de Santo Antônio além do Carmo, uma série de palestras sobre o Universo da Mulher e suas Adversidades. Participaram, a advogada e professora Célia Sacramento, presidente do CMM, que falou sobre O Universo da Mulher Contemporânea; a médica Jozete Suzart que esclareceu sobre as Doenças do Universo Feminino e Marieta Fonseca,  técnica em saúde da área de doenças da mama do Sistema Unificado de Saúde.

RESULTADOS DE FEVEREIRO DE 2010

CARNAVAL E CAPOEIRA SÃO MOSTRADOS PELO PROJETO DE CINEMA DA ACADEMIA DE JOÃO PEQUENO
 
A Academia de Capoeira de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola – promoveu na sexta-feira, 26 de janeiro (2010), às 19hs mais uma sessão do projeto “Cinema, Capoeira e Samba”, com entrada gratuita.

O projeto, que acontece todas as últimas sextas feiras do mês, exibe filmes e documentários em DVD sobre a Capoeira e aspectos culturais e históricos da Bahia. Nesta sexta-feira foram exibidos “A Influência Africana no Carnaval Baiano”, uma produção da TV Aratu e “A Paixão e o Capadócio” – mestre “Gogó de Ouro”, (96 minutos/2008), dos mestres Augusto Januário e Valdir Santa Rosa. Este vídeo retrata a trajetória na capoeiragem de Natalício Neves da Silva (mestre Pelé, o “Gogó de Ouro”), que ao longo dos anos vem contribuindo para a transmissão oral da cultura da capoeira, através dos seus relatos lingüísticos da Capoeira Angola. Depois das exibições aconteceu uma Roda de Samba Tradicional com o Grupo Botequim que co-realiza o projeto.